DRA. SANDRA LESTINGE SE DESPEDE DO GRUPO PET

00:08:00 Grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una 0 Comments Category :

Dra. Sandra Lestinge
Com uma personalidade forte e inteligência admirável, a professora Dra. Sandra Lestinge idealizou e tutoreou com afinco e dedicação, durante seis anos, o grupo PET-Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una, da Universidade Federal do Piauí/Campus Professora Cinobelina Elvas (UFPI/CPCE), e hoje após finalizar sua gestão se despede do grupo.
Sandra Lestinge, renomada educadora, possui graduação em Zootecnia pela UNESP Jaboticabal (1982), é especialista em Turismo Ambiental pelo SENAC (1996) e doutora em Recursos Florestais pela ESALQ (2004), tendo mais de 30 anos de experiência na área ambiental e educacional. Participou como docente em cursos de pós-graduação em Educação Ambiental na ESALQ e de Gestão Ambiental na UNICAMP, ESALQ, FAAT. Entre 2005 e 2007 foi consultora do Ministério do Meio Ambiente pela UNESCO e o PNUD na Diretoria de Educação Ambiental, no Programa de Revitalização do São Francisco e no FNMA. 
         Em 2009, após ingressar na Universidade Federal do Piauí, Sandra sonhou e consolidou, com apenas um ano de docência na Instituição, a formação do grupo PET no CPCE. A educadora, desde 2010, nos privilegiou com suas ideias e propostas de projetos inovadores, detalhados e profundos sobre a temática socioambiental, cabendo destacar, dentre tantos, o projeto intitulado “Intervenção socioeconômica em Uruçuí-Una: O uso do buriti (Mauritia flexuosa L.) como potencial para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais da Estação Ecológica de Uruçuí-Una-PI”, vencedor do Prêmio Santander Universidades 2012, na categoria Universidade Solidária.
São muitos os atributos necessários para se caracterizar um verdadeiro educador. Para Paulo Freire, o Educador é um gerador de possibilidades de aprendizagem. Tal qualidade foi observada na sua tutoria, a qual nos proporcionou a troca de conhecimentos e experiências advindas de suas vivências, contribuindo para a construção e consolidação de um grupo PET autêntico, autônomo e proativo, e também para o crescimento pessoal e professional dos integrantes deste grupo.
         Por fim, a ex-tutora Sandra Lestinge encerra sua participação no grupo com as seguintes palavras:

Despedida

“Hoje, uma dessas noites de devaneios
coloquei na busca meu nome e pedi imagens
surpresa vi muito, muito mais
muito além de mim
vi e relembrei vocês em sorrisos
eu feliz por tantos anos juntos
laços que se formaram na busca por
formação solidária
conquistas incontáveis, todas importantes
pra um pra todos por tudo por todos
fomos sementes, raízes, terra, árvores, água
olhares, estudos, conversas entre pizzas
pra reavivar nossa cidadania
ser feliz, aprender e conviver é possível
basta a gente querer e fazer”

Sandra Lestinge





RELATED POSTS

0 comentários