O que é PET?

Logotipo Oficial do Grupo PET - URUÇUÍ-UNA.

Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES com o nome de Programa de Especial de Treinamento – PET, este programa foi transferido no final de 1999 para a Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação, ficando sua a gestão sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM. Em 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial.O PET destina-se a apoiar de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior – IES. O apoio pode ser concedido ao estudante bolsista até a conclusão da graduação e ao professor tutor por três anos, podendo ser prorrogável. As atividades realizadas pelo grupo são custeadas pelo MEC.O programa é composto por um tutor, professor com destaque na instituição, que orienta alunos bolsistas e não bolsistas em atividades complementares a formação acadêmica e conta também com a colaboração de vários professores e profissionais.
Tem como objetivo principal qualificar cursos de graduação, com atividades extracurriculares que integram ensino, pesquisa e extensão, que atendam às necessidades do próprio curso e tem como característica a formação de cidadãos, com ampla visão do mundo e responsabilidade social, garantindo, dessa forma, a oportunidade dos alunos vivenciarem experiências não presentes em estruturas curriculares convencionas, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

Encontros de Grupos PET
Anualmente acontecem os encontros regionais dos grupos PET por todo Brasil, a saber: ENEPET (Região Nordeste); ECONPET (Região Norte e Centro-Oeste); SULPET (Região Sul); SUDESTEPET (Região Sudeste).
E o ENAPET – Encontro Nacional dos Grupos PET, o mais importante evento do programa, pois permite o intercâmbio de informações e a troca de experiências entre todos os grupos PET do país, bem como proporciona o grande momento de discussões acerca do programa e das questões que envolvem o desenvolvimento das atividades.